}

19 novembro 2014

Especial THG: Livro vs. Filme com "Jogos Vorazes"

Como prometido, trago para vocês o primeiro post especial sobre a trilogia "The Hunger Games". Nestes posts, vou contar um pouquinho de cada filme/livro pra vocês e dar a minha humilde opinião sobre estes. Quero que todos estejam preparadíssimos na estréia de "A Esperança - Parte 1", okay? Então vamos lá!


Livro - 


Vamos agora falar sobre Jogos Vorazes, primeiro livro da trilogia de mesmo nome, publicado em 2008 e escrito por Suzanne Collins. Para você que não tem ideia do que se trata, segue uma breve sinopse: Num futuro não tão distante, após guerras e desastres naturais, o planeta que conhecemos já não é mais o mesmo. Desse novo mundo nasceu Panem, o que restou de toda a América do Norte, formada por 12 Distritos que são dirigidos pelas mãos de ferro da Capital e do presidente Cariolanus Snow. Seu poder é absoluto, ao menos desde o fim dos dias escuros, uma época em que os distritos se rebelaram contra a Capital e que rendeu à estes apenas dor, mortes e os Jogos Vorazes. Desde então, a cada ano, dois jovens de cada distrito são sorteados na "colheita" e levados com toda pompa para a Capital. Lá eles são preparados e apresentados como guerreiros, simbolizando seu próprio distrito, e então lançados em uma arena de combate onde deverão matar uns aos outros, até que apenas o mais forte vença.
   Entendeu um pouco sobre o mundo em que o livro se desenrola? Ótimo, agora é hora de falar sobre os personagens. A protagonista desta história é Katniss Everdeen, uma menina de 16 anos que vive no faminto Distrito 12, lar dos mineiros de carvão. Apesar da pouca idade, Katniss é cabeça de uma família de três pessoas, que inclui sua mãe e Prim, a irmã mais nova. Nunca tendo se conformado com as regras da Capital, Katniss se arrisca todos os dias na floresta que rodeia o Distrito 12 em busca de qualquer coisa que mate a fome de sua família ou lhe renda alguns centavos. Na maioria das vezes ela caça, usando o arco e flecha que seu falecido pai lhe deu, e sempre na companhia de seu melhor amigo, Gale Hawthorne, com quem divide a pobreza e a sede de justiça.
   Esta é a vida de Katniss, até o dia da "colheita", onde num golpe de puro azar o nome de Prim é sorteado. Decidida a não deixar quem levem sua irmã de 12 anos para a morte, Katniss se oferece como tributo e é levada para representar o Distrito 12 nos Jogos. E é só durante esse trágico episódio que Katniss realmente conhece Peeta Mellark, um rapaz de seu distrito com quem ela possui algumas lembranças da infância, mas que nunca lhe despertou curiosidade.
   Assim, Katniss e Peeta são mandados para a Capital e apresentados a Haymitch Abernathy, o único vitorioso do Distrito 12, com quem deverão treinar, aprender e confiar se quiserem voltar para casa em algo diferente de um caixão de madeira. A história toda se desenrola a partir daí, e vamos descobrindo muito sobre o passado de Katniss, sua relação com o pai morto, com Gale e principalmente com Peeta, que irá mudar todos os seus planos em relação aos Jogos e à vida.




Filme - 


   Chegamos à parte em que falamos sobra a adaptação, mais conhecido como "o filme"! Lançado em 2012, "Jogos Vorazes" foi um sucesso de bilheteria e crítica desde o começo, atraindo multidões às salas de cinema de todo o mundo. Me lembro de ter passado por um cinema e visto o filme em cartaz, a primeira coisa que eu pensei foi "que nome mais bobo para se por em um filme"! Mas até aí eu não conhecia nada sobre a trilogia, e mereço um desconto.
   Com Jennifer Lawrence interpretando Katniss Everdeen e Josh Hutcherson como Peeta Mellark, o filme foi um tapa na cara da sociedade, devido principalmente por seu fundo político e pela bela produção do longa. Já contei que sou realmente fã de adaptações e meu primeiro contato com a trilogia foi através do filme, então só posso dizer que eu aprovei 100% o filme.
   É claro que o livro é muito mais completo, é claro que eles cortaram vários personagens e é claro que os detalhes fazem a diferença. Mas o filme passou uma verdade latente sobre a história, passou realidade, fez com que nós conseguíssemos enxergar melhor alguns traços importantes de cada personagem, coisas que só foram possíveis com a adaptação.
   Além da produção impecável, o filme contou com um elenco que só poderia ser a fórmula do sucesso (vide Elizabeth Banks, Donald Sutherland e Woody Harrelson), além de trazer todos os holofotes para a magnífica Jennifer Lawrence, que desde então se tornou a menina dos olhos de Hollywood.


O campeão - 


   Chegou a hora de escolher o campeão dessa batalha, e devo dizer que não foi nada fácil escolher entre esses dois concorrentes fortíssimos, mas o vencedor é: O FILME! Sim, e confesso que a dúvida foi grande na hora de decidir, mas o elenco pesou muito na decisão final. Sou sempre assim, gosto de dar rostos aos meus personagens favoritos, e quando um filme acerta na escolha desses rostos é o paraíso!
   Sim, o livro é a essência da história, a vida de tudo saiu dali. Mas o filme me passou emoção, verdade e foi como amor à primeira vista. Não dá pra esquecer como me senti ao ver a Katniss se voluntariando na colheita, ou então nas lágrimas que me inundaram na despedida da Rue ou na dor que eu senti vendo o Peeta ferido. Foi tudo muito forte e marcante para esquecer.
   Afirmo também que o filme fez mais do que apenas adaptar uma história literária, ele tirou das páginas uma mulher forte, uma heroína independente, um símbolo feminino preocupado mais em salvar sua família do que no amor de sua vida. Acho que esse tipo de personagem é bem mais comum nos livros e era o que estava faltando no cinema: uma mulher que inspirasse coragem ao invés de amor.
   Então bato o martelo e digo: JOGOS VORAZES "O FILME" PORQUE SIM! :)

That's it, queridos leitores! Espero que tenham gostado do post especial. E se você esteve em coma nos últimos 2 anos e não viu/leu "Jogos Vorazes", corre que ainda dá tempo! Vou ficar de olho, heim? hahaha 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário