}

21 novembro 2014

Especial THG: Livro vs. Filme com "Em Chamas"

Olha quem tá chegando, o segundo post especial sobre a trilogia "The Hunger Games"! No especial anterior tivemos uma batalha acirradíssima entre Jogos Vorazes - O Filme e Jogos Vorazes - O Livro (vide aqui). Hoje a competição é sobre "Em Chamas", livro e adaptação, e  tenho certeza que vai garantir uma boa briga. Chega de papo e vamos logo conhecer melhor nossos concorrentes! 

O Livro - 

   Pra quem não tem a miníma ideia do que se trata ,"Em Chamas" é o segundo livro da trilogia "The Hunger Games", publicado em 2009 e escrito por Suzanne Collins. Continuação da história contada em "Jogos Vorazes", neste livro acompanharemos Katniss e Peeta durante a turnê da vitória, onde visitarão todos os distritos representando os grande vitoriosos dos Jogos. O grande problema é que após deixarem a arena, Peeta e Katniss são considerados heróis por uns e o símbolo de alguém que desafiou a capital e viveu para contar história para outros, e isso inclui o presidente Snow.
   Após ter toda a sua família ameaçada de morte pelo temido Snow, Katniss recebe a missão de convencer a todos de Panem que suas ações dentro da arena foram movidas pela louca paixão que sente por Peeta, e assim apagar as pequenas faíscas de rebeldia que começam a aparecer nos distritos. Mas durante a turnê da vitória, Katniss presencia o desejo de liberdade dos cidadãos de Panem, que deixam cada vez mais claro sua sede por revolução.
   Por este motivo, a opressão da Capital se intensificou em todos os distritos e as coisas estavam bem ruins para Katniss e Peeta após a turnê da vitória, mas o mundo realmente virou de cabeça para baixo quando o presidente Snow anunciou a edição especial dos Jogos em comemoração aos seus 75 anos, conhecido como Massacre Quaternário, onde os tributos de cada distrito seriam escolhidos a partir dos vitoriosos: Katniss e Peeta voltariam para a arena.
   Assim, depois de enviados de volta à cena de seus maiores pesadelos, Katniss e Peeta vão encontrar uma arena completamente diferente de tudo o que conhecem. A partir daí iremos conhecer vários personagens que vão ser de grande importância para o desfecho da história, como Finnick Odair, o vitorioso do distrito 4, Beetee, do distrito 3 e Johanna Mason, do 7.


O Filme - 


   Agora sim, vamos falar sobre o nosso segundo concorrente: O Filme! Lançado em Novembro de 2013, "Em Chamas" torturou todos os fãs da trilogia que esperaram ansiosamente dia após dia pela grande surpresa que viria para a adaptação. Confesso que eu estava particularmente preocupada com a produção e os efeitos, devido à coisas importantes presentes no livro (como a arena "relógio", os macacos ou os tordos falantes), como medo de não conseguirem trazer para a tela as mesmas emoções descritas no livro e só posso dizer que (felizmente) meu medo foi infundado. A produção foi maravilhosa, os efeitos foram incríveis e muito satisfatórios (ao menos para mim).
   O que eu mais gostei no filme foi a escolha do elenco (grande novidade...), que contou com Sam Claflin no papel de Finnick Odair, Jena Malone como Johanna Mason e Philip Seymour Hoffman como Plutarch Heavensbee, que realmente trouxeram características importantes para os personagens e tornaram tudo ainda mais impactante. Outro aspecto que eu gostei muito sobre a adaptação foi ver o relacionamento de Peeta e Katniss se desenvolver, e quando eu digo ver é realmente no sentido de enxergar, principalmente nas cenas dos pesadelos no trem ou nos momentos íntimos na arena. Acho que o maior motivo para eu ter notado isso é que em alguns momentos do livro eu simplesmente não conseguia imaginar as ações da Katniss relacionadas ao Peeta, como os abraços e momentos de carinho, mas quando vi a interpretação da Jennifer nesses momentos, eu consegui ver a Katniss ali, fazendo aquelas coisas e foi muito emocionante.
   


O Campeão - 

   Sim, chegou a hora de mais um decisão. A disputa foi justa e completamente acirrada, mas é com muito prazer que apresento o vencedor desta batalha: O LIVRO! Agora vamos ao motivo da escolha: os detalhes! Confesso que sou apaixonada pelo filme, exatamente pelos argumentos que usei acima, mas o livro traz pequenas coisas que fazem a diferença na história. Pessoalmente, acho que o clima é muito mais tenso no livro, tudo é mais perigoso e mais emocionante. Por exemplo, o momento em que o Peeta é eletrocutado pelo campo de força, foi muito mais intenso no livro, ou a morte de Mags, que eu tive de parar de ler por várias horas para me recuperar. E isso faz toda a diferença.

YAY! Acabou mais um post especial de "The Hunger Games", amores! Vou contar em primeira mão que estou indo hoje assistir "A Esperança - parte 1" e amanhã temos um super-post encerrando este especial MA-RA-VI-LHO-SO! Todos ansiosos? Espero que sim ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário